quarta-feira, 17 de agosto de 2011

6 meses (e meio) – coisa pacaramba

Gente, tô loka! Tem tanta coisa pra contar! Bora começar? (esse post está há UMA SEMANA no Writer para ser finalizado e eu NUNCA termino – update: 16/8)

Diogo fez SEIS MESES dia 28/7. Né? Passou voando. Fizemos bolinho em casa, chamamos a família e não teve parabéns porque o cara dormiu – e acordou assustado logo depois do primeiro pedaço do bolo ser retirado.

Ele ganhou uma mesa de atividades da Fisher Price, um volante da Dican, 2 sabonetes Mamãe e Bebê da Natura e uma camisetinha linda.

-----------------------------------------------

Passamos à nova fase: introdução de alimentos. #medo

Eu, que sou fã de carteirinha da amamentação, tenho medo de dar mamadeira. Comprei 2 copos de treinamento. Tentei dar suco de laranja-lima (serra d’água) na colherada e depois passar pro copo. Ele só fez cuspir. Na primeira tentativa, na segunda (que foi no mesmo dia), na terceira, na quarta… e aí eu desisti.

Raspei maçã, e ele “comeu” 2 colheres (das de café, quer dizer, nada).

Dei manga e ele curtiu… comeu 2 colheres (das de sopa, ótimo). Aí papai deu perinha processadinha e ele comeu meia pera!!! E eu fiquei super feliz!!!

Aí, no dia seguinte, fui dar manga e ele odiou!!!!!!!!! Como assim, Arnaldo? Isso pode? Fez cara feia, fez ânsia… de noite dei maçã processada, e ele comeu mais de 1/4. Tá bom, né?

No outro dia, suco de melão, e até que foi bem… depois, não foi bem, não foi mal… simplesmente não foi. E até agora não vai nem papa nem suco de melão. Oi?

No dia seguinte, nem manga, nem maçã. Nem mamão. Nem suco de nada. Nada.

Desisti. (desisti nada, to tentando)

Cozinhei cenoura, processei, fiz um purê-papa-cremoso com pouco azeite, nenhum sal. Ele vomitou.

Ok, Diogo… vc venceu. Mentira! Continuei tentando!

Cozinhei uma carne de panela pra gente, e botei batata dentro. A batata, temperadinha, salgadinha, ele amou! Daí no dia seguinte misturei a cenoura-odiada. Ele comeu, roubou-me a colher, comeu comeu comeu.

Descobrimos o ouro, congelei a batata, e agora ele come todos os dias um quarto de batata com mandioquinha, cenoura ou qualquer outra mistura que eu faça. Mas só se estiver com a batata, ok?

Hoje dei abacate. Ele comeu meia colher de sopa. Tamo evoluindo!

--------------------------------------

Quinta retrasada (4/8) fomos à pediatra. Ele ganhou quase 500g e cresceu mais um centímetro (69cm, 6,890Kg). Não é muito, a pediatra falou que ele é da turma da perna curta (oi?) e que ele ainda é um ser desdentado – pra felicidade mamária da mamãe.

Ela testou a postura dele, e ele ficou sentadinho pra ela examinar. Não fica sozinho por muito tempo, mas já tá bão.

A pedi receitou ferro (Neutrofer, seu feio), mandou continuar o Adtil, e se ele não gosta, parar com o complexo B e a vitamina C. A vitamina C, que deveria vir no suco da laranja, voltou ao rol de vitaminas obrigatórias, já que o bonito não toma suco de laranja. #chorei (e ele não toma nenhuma das vitaminas também, morro?)

Ela passou uma receitinha de sopa que eu não vou seguir por enquanto, porque acho importante ele começar a comer um legume/verdura/fruta/sabor por vez. Mas se não funcionar um sabor por vez, vou começar a disfarçar.

--------------------------------------------

Ele rola sozinho para os dois lados, fica de barriga pra baixo, levanta os ombros, estica os braços. Abaixa a cabeça, estica as pernas e o bumbum vai lá em cima (usa a cabeça de apoio pra isso).

Quando minha mãe fala pra ele dançar, ele se balança pra cima e pra frente, pra baixo e pra trás.

Acordou esses dias e ficou treinando pinça. Ele olha nossas mãos e depois olha as dele. E agora deu pra fazer um movimento com polegar, indicador e médio, como se pedisse dinheiro ou chamasse um gatinho.

Se olha no espelho e tenta pegar o nenê que tá lá dentro. Mas a mãe ele sabe que sou eu. A que tá lá dentro é a mesma de fora. E adora se ver pelado!

Quando perguntamos se ele quer tomar banho ele ri, grita, se balança todo. Detesta ser vestido, mas se estiver no colo, tudo bem. Toma banho na banheira, no balde ou no colo, e a alegria é sempre a mesma! E agora ele dá tapas de alegria; na gente e na água.

Fica de pé com a gente segurando. E se a gente o coloca de pé, apoiado nas costas do sofá, fica de pé sozinho. Acho que andar é só uma questão de tempo. E quando seguramos suas mãos, ele caminha passinhos trôpegos, mas dados na direção que o interessa (geralmente pro meu colo ou pegar algo que não pode/não deve).

Resmunga e balcucia o dia inteiro. Gosta de atenção. E eu não posso reclamar, queria companhia, tá aí! kkkkkkk

Estica os braços quando quer colo, carinho, fazer carinho. É muito carinhoso. Obrigada, Deus!

Ainda é simpático com todo mundo. Melhor que bebê antipático. Mas dá muito medo! rs

Tá com mania de mamar pra dormir. E não me venham com essa de “foi você que deu esse hábito”. Um belo dia ele não dormia no colo, não dormia na cama, não dormia no berço, de chupeta, sem chupeta, coberto, descoberto… tentei dar mamá, mesmo ele estando sem fome – achei que pudesse ser sede – e ele dormiu na hora. No dia seguinte esticou os bracinhos na direção do mamá. Já era.

Quando quer atenção faz “oooooooooooo” ou “uuuuuu”. De vez em quando o Aga vem acompanhado de rrrrrrrr (som da garganta cheia de saliva) e logo em seguida surge um bico fazendo uuuuuuuu. Brinco que ele aprendeu a rosnar e uivar por amor aos cachorros.

É, ele ama cachorros. Onde aparece um, ele fixa o olhar e estica a mãozinha. Culpa da Trudy, né? (ou seria culpa da mãe, que ama cachorro e nunca se afastou deles, nem grávida? – ele tomou cada pisão quando tava na barriga, tadinho!) rs

Se quer chamar atenção por estar bravo, se sacode todo. Se eu estou perto, sobra chute em mim. E arde. Aí eu dou bronca e ele ri. E eu quero morrer num buraco, por que sou tão mole? rs

Geralmente fica nervoso por tédio. Resolve que quer sair, ferrou. Tenho que ir pra rua. E quando tá chovendo? Galinha Pintadinha nele. Ou Música de Brinquedo, do Pato Fu.

Não toma água por nada nessa vida de meldels, mas na hora do banho fica lambendo a água do chuveirinho. Vou colocar um filtro no chuveiro, vou sim.

---------------------------------------

Esse mês:

Fez 6 meses com festa (fotos abaixo)

Foi numa festa de aniversário em SP, não tava tão frio quanto pensávamos e demos graças a Deus. Se comportou muito bem, passeou de colo em colo, ficou feliz da vida. Depois dormiu no meu colo, e antes de vir pra casa, troquei a roupinha dele pra não ter que trocar quando chegasse. Veio o caminho todo dormindo, mamou e dormiu.

No penúltimo fim de semana fomos à cas dos padrinhos, em Cotia. Almoçamos no shopping, passeamos (e ele dormindo no sling), fomos ao kartódromo. Lá ele tava curtindo tudo de longe. De repente o pai resolveu ir para o camarote, perto do Grid de largada. Ele olhava cada carro que passava, virando a cabeça. Daqui a pouco passou uma porrada de carros de uma vez só. O bichinho tomou um susto!!! Virou pra mim com beicinho e me abraçou. Own… Chegamos de volta na casa da madrinha e ele fez um cocozão mega master blaster e eu tive de dar banho. Banho, tetê, carro… dormiu a viagem de volta todinha. Chegou em casa, acordou e não dormia mais. Aí, né, já viu. rs

Segunda passada foi dia de vacina e eu quero me matar nesses dias. Já levantei com o coração na mão. Voltando da cozinha pro meu quarto, topei o dedinho numa cadeira e esperei a dor passar. Mas não passou. Mais de 15 minutos e não passava. Fui no médico, e não foi nada. Mas tá roxo, feio e doendo. E ele tomou vacina. E tá doendo, tá chato, e essa noite me acordou às 2h, às 4h, às 6h30… ai, eu morro!

Teve dia dos Pais, tem foto do “presente” logo abaixo. Mas não tem foto dele com o pai. Desnaturada.

Hoje o dente rasgou a gengiva. É… o primeiro dente tá dando as caras. Ferrou. Agora é uma coisa a mais na rotina: escovar os dentes do cara. E cadê escovinha? Mais uma coisa para COMPRAR além da pastinha (se quiser o nome, me pergunte que eu mando por e-mail).

---------------------------------------

Agora vejam algumas fotos… (clica que aumenta)

DSC_8918b

No começo do mês, ele sentadinho depois do banho.

 

DSC_8955b

Vestido pra festa em Sampa. Pq é do rock, esse meu filho! Smiley piscando

 

DSC_8983b

Coçando a gengiva, desde sempre!

 

A primeira vez da manga e ela fez sucesso!

 

DSC_9070b

Xamego com o papai deu soninho…

 

“Pilotando” a moto do Valentino Rossi… uhuuuuuuuuu

 

Padrinho

 

Madrinha

 

Gaaaaaaaaato

 

“Presente” pro papai.

 

Mão e pé azuis… smurfando?

 

Baaaaaaaaaaanhoooooooooo. Será que ele gosta?

 

O almoço dele de Dia dos Pais. Chorando pq queria mais… segurando a colher pra ninguém roubar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário