terça-feira, 11 de outubro de 2011

8 meses – esses tiranos

Atrasada, pra variar. Dia 6 foi dia de pediatra, a consulta mensal, mas tive de ir antes – pra variar – e voltar dia 6.

Diogo tá gripado há 10 dias, mais ou menos. Uma chatice. Uma chatiação. Essa foi a PRIMEIRA noite em claro da minha vida com ele. Sim, em 8 meses e meio, é a primeira vez que ele não me deixa dormir quase nada.

Tô chorando à toa, então? Não. Fiquei brava porque ele acordou sem motivo, e sem motivo ficou ranhetando e não queria dormir. Simples assim. Não era dor, não era mau humor… ele olhava a lâmpada e ria, fechava o olho, chorava. É ou não pra ficar p…?

Bom, vamos às informações sobre o mês:

Locomoção - Ele ainda não engatinha. Não mesmo. Odeia ficar de barriga pra baixo, e mesmo assim se vira para essa posição. Só pra ter o prazer de miar. É fueda. Mas se locomove como uma minhoca: pros lados, se rastejando, e para trás. Se o colocamos de pé, troca passos rápidos e certeiros rumo às coisas que ele gosta: brinquedos, pessoas, imagem refletida na porta do forno (não, eu não deixo ele chegar perto do forno nem mesmo desligado). Se agarra na gente, se estica e fica de pé sozinho. Dia desses o deixei sentado no berço, cheguei lá e ele tava ajoelhado apoiado na grade. Quase murry.

Comunicação – Não fala nada. Nem papá, nem mamá, nem papai, nem mamãe. Ble bla blu, várias variações, agu, dá, etc. Mas não fala nenhuma palavrinha sequer. Dia desses ele falou MÃ. E foi com o sentido de mãe mesmo, porque eu tava igonorando lindo o miado dele e ele precisava me chamar a atenção. Fez uma força danada e falou MÃ! E eu? Eu agarrei e enchi de beijo, claro. Já pede água, apontando com a mão em concha pro copo. Com os braços decide se quer o colo de alguém. E com os mesmos braços, avisa que não quer saber de papo com alguém (geralmente a minha sogra – rá). Quando está feliz, mesmo que seja só por ver alguém, acha algo legal ou por ouvir uma musiquinha familiar, sacode a cabeça fazendo que sim. E quando faz que não, não quer dizer nada, só que sabe sacodir a cabeça. Mas domingo passamos num buraco e o carro sacudiu. A cabeça dele também. Ele achou graça e imitou o movimento, dando risada. Aí sim eu murry de amor e fui pro céu.

Alimentação – Continua mamando no peito, pra minha alegria. Tá começando a curtir frutas. Ama banana. Come TODOS OS DIAS. Também gosta de frutas secas, o que eu acho bem bom (prático, né?). Almoça bem, e às vezes quer jantar – geralmente quando nos vê comendo algo, faz cara de “queissoaí?” e daí não tem jeito… vou lá descongelar o ranguinho dele. Acostumou com a textura da aveia na comida, e adora. Mastiga mesmo quando a comida não tem pedaços, por isso tenho sempre deixado alguns pedacinhos ou mesmo a aveia. A pediatra me pediu para usar Quinoa e Gérmen de Trigo de vez em quando. Comprei Quinoa e testei ontem. Colou. Aliás, ontem testei também o espinafre. (Pausa: Comprei congelado porque meu dinheiro não nasce em árvore e o custo-benefício do espinafre congelado era maior – não ter de lavar, secar, picar, cozinhar no vapor e depois congelar é um baita benefício, concorda? Despausa*) Também colou (o espinafre). Ele comeu, se lambeu (literalmente – enfiou a mão na comida e lambeu os dedos) e não coube sobremesa (suco ou água). Apresentei-lhe a água de côco, já que a água era a inimiga pública número 1 do Diogo. Ah, se ele gostou? Nada! Amou! Viciu na bagaça. Agora tem direto aqui em casa. Mas não é de caixinha não. Pago R$2,50 no côco verde, trago pra casa, lavo a casca, furo (comprei o furador de côco) e despejo numa jarra. Depois côo e sirvo pro gatinho. Trabalho pouco é bobagem, mas ele ama, fazer o quê? Ainda não comeu papinhas industrializadas, não teve necessidade ainda. Mas compramos algumas para casos de emergências (passeios mais longos, idas à pediatra fora de horário normal, viagem em novembro…). Estão escondidas no fundo do armário. A pediatra liberou o queijinho de morango (sabem qual é, né? Não vamos falar nomes), mas assim… para casos como o da papinha. Precisou, dá. Como não tinha dado ainda nem queijo nem morango, achei bom dar num dia que, se desse alguma reação, poderíamos correr ao pronto socorro. Não deu nada. Nem ele curtiu tanto assim. Não comeu nem meio potinho, óia.

Passeios e saídas – Fomos novamente à praia, e ele foi um mocinho! Fomos a uma festa de aniversário, e ele ficou MUITO bonzinho. Daí passou uma moça com um monte de banana. Pedi um prato e um garfo, e o cara comeu a bananinha feliz da vida! rs. Diogo foi na sua primeira balada sábado. Desde que ele nasceu, não íamos a um bar à noite. Fomos uma vez a um restaurante, mas não foi muito legal… ele resolveu dar piti por lá, não quis dormir, mas tudo bem… só tinha 3 meses. Dessa vez ele chegou dormindo, colocamos no carrinho e ele ficou numa boa. Pouco antes da banda começar a tocar, ele acordou. Super de bom humor, ficou olhando a decoração pitoresca, sorrindo, e sendo admirado pelas pessoas ao redor. A banda começou a tocar, e ele começou a dançar. E foi sucesso total, né? Ô menino sem vergonha! rs

E agora vamos às fotos?

Ele e os livros do Itaú.

Na festa, brincando lindinho!

 

Na praia, todo paramentado!

DSC_9945b

Imitando o baixista do Red Hot Chilli Peppers (Fly), peladão!

DSC_9970b

Mais uma gripe, mais uma maratona de inalações, e mais uma vez ele bonzinho… é pra morrer de amor, não é?

Na balada: comendo pettit suisse e dançando na mesinha

Ele e o Leão da Peugeot, que veio de brinde p/ ele (a mãe cara de pau pediu e eles deram!) com o carro.

Gel

Cabelo cheio de gel… lindo de morrer!

Chega! Por hoje é só, pessoal. Espero que tenhamos todos um feliz dia das crianças.

Beijo especialíssimo hoje pra Janaína, que acabou de receber o maior presente do mundo: André. Amiga, que sua vida fértil se encerre com fogos de artifício, e que o André seja um bebê e um menino de ouro, viu? Parabéns pelos 3 meninos lindos que você teve o capricho de fazer! Deus te dê muita saúde!

Fui!!!

*Pausa – Despausa em especial pra Mariana, minha amiga que lê meu blog mesmo não sendo blogueira. Né pra amá?

3 comentários:

  1. na foto da motoca o cabelo dele ficou punk (verde) rs.
    Esse menino desmancha o coração da gente.
    Coisa gotósa da fufó Yayá.
    Parabéns filha, por ser essa mãezona, viu?
    E obrigada por me permitir participar de tudo isso!
    Amo vocês!
    Beijokinhas

    ResponderExcluir
  2. Lindo bom conhecer Filho. parabéns, olha filha nessa época filha ficava assim, depois melhorou.
    abraços.
    josiana leite - Decorafino

    ResponderExcluir
  3. Oi Raquel,
    lindas as fotos. Aqui também recebemos os livrinhos do Itaú.
    Muito bom acompanhar o crecimento e desenvolvimento dos nossos pequenos, né?
    beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com/

    ResponderExcluir