quinta-feira, 12 de maio de 2011

Mamaço (mais que) coletivo


Outro dia uma panaca/pudica/recalcada, que nem merece ser linkada aqui, postou num blog que acha feio/ridículo/nojento/bizarro (não lembro a palavra) a mãe puxar o peito pra fora da blusa em público e dar ao filho.
Rolou uma super discussão sobre o assunto no Twitter. Depois a discussão tomou o Facebook - e o grupo de mães blogueiras se revoltou.
Uns diazinhos depois, rolou prisão nos "States" porque uma mãe amamentou seu bebê. Acusação: ato obsceno em público. Hã?
Semana passada, a bomba foi brasileira. Como assim? Assim: a mãe tava vendo uma exposição no Itaú Cultural (já fui em uma lá, e nem as orientadoras são bem preparadas e não explicam as instalações), na Paulista, e o bebê quis mamar. Até aí, normal. Eu amamentei na Hering toda bela e folgada e ninguém falou nada. Ela começou a alimentar o bebê e foi interrompida pela segurança. A desculpa: não pode comer na área de exposição. Como assim²? Desde quando amamentação é comer? Desde quando amamentação gera resíduos como lixo, migalhas e melecas (tá deixa, mas na blusa da mãe)?
Pois é...
Revoltadas e unidas, mães paulistas irão até lá hoje, daqui a pouquinho, para fazer um mamaço coletivo. O responsável pelo Itaú Cultural liberou o evento e deu seu apoio - e já providenciou uma nova orientação aos funcionários. Não é proibido amamentar ali, mas as mães que preferirem podem usar a enfermaria dos Bombeiros, que fica uns lances de escada acima. Aham, sobe vários degraus com um bebê de 6 quilos (ou mais, né Beca?) chorando de fome.
Aí hoje eu fico sabendo que uma das mães do face foi impedida de publicar uma foto sua amamentando porque é nudez, e o facebook é uma instituição de família. Uh, super!!!
Gente bebendo pode postar foto lá com garrafas e drinks que tudo bem. Mas uma foto de uma mãe fazendo pelo seu filho a coisa mais importante que existe nessa fase, não pode??? Senta lá, facebook.
Por isso, de hoje até dia 20, todas usaremos fotos amamentando para ilustrar nossos perfis. E dane-se quem achar que é pornográfico.
Eu amamento meu filho no meio de homens e mulheres, não tenho o menor problema. Se alguém achar feio/bizarro/nojento/repugnante/repulsivo, a porta da rua é serventia da casa. Afinal, incomodados que se mudem.
Beijo e tchau

4 comentários:

  1. Up: http://parabeatriz.blogspot.com/2011/05/ato-obsceno.html

    ResponderExcluir
  2. ótimo post Quel, vou compartilhar no meu FB!!
    bjão

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito da idéia do Mamaço! Se eu ainda amamentasse, e fosse da ai com certeza eu iria, se não assustasse o bebe, inclusive com apito na boca e tudo, rs

    O mais estranho é que toda campanha pra amamentação se torna inutil nessas horas! algumas mulheres precisam ser convencidas da importância da amamentação e vem um pessoal sem noção e destroe tudo com esse falso "conceito" e achando que amamentar é indecente... #aff

    Um dia no shopping "chic" aqui de Curitiba, recém inaugurado, estava com minha filha de 5 meses na época, chorando de fome, busquei um local e nao achei sentei numa das pracinhas com minha filha choramingando comecei a dar de mamar, de repente vem uma atendente me convidando a sair dali e ir no lugar reservado, fraldário, e tive que tirar minha filha do peito e leva-la berrando e lá estava eu com outras mães num cubiculo e meu marido ficou me esperando do lado de fora pq homens nao podiam e não podem entrar ali....

    Minha filha parou de mamar por conta própria com 1ano e meio, mas era pra mim a melhor hora e melhor tempo com ela, amava amamentar....



    Eu gostei muito do seu blog e de seu post....

    ResponderExcluir