quinta-feira, 28 de abril de 2011

3 meses - grande, pesado e em pico de crescimento

Percebi que o Diogo tava entrando num pico de crescimento esses dias, quando meu mamilo começou a estrilar. Voltei pra pomadinha santa (Lanidrat - cara e eficiente) dos áureos dias de Recém Nascido. Lá me meti a procurar - de novo - artigos sérios e completos sobre o tema e - de novo - não achei o que procurava.
Mas já decorei o que significa pico de crescimento, mesmo que superficialmente. Significa que meu filho, além de estar crescendo fisicamente, está ganhando mais conhecimento, aprendendo coisas novas, e que o cansaço que isso traz provoca irritação e uma fome insaciável.
Ele, que sempre (mais ou menos, vai) foi reguladinho com os horários de mamada (a cada 2h30, 3 horas), agora pede o peito toda hora. Mama menos tempo por vez, e mais vezes ao dia. Começou há 2 dias... e a coisa pode levar de 3 dias a uma semana.
A irritação vem com o pacote, e o pequeno anda chorão que só.
O que ele aprendeu? Ainda não sei se vem mais coisa por aí, mas ele anda enfiando a mão na boca. E o que ele não aprendeu? A não enfiar a mão com tanta força, já que provoca ânsia de vômito. Tonto. rs
Ontem foi dia de consulta na pediatra - ela vai rodar, e eu já explico o motivo. Um dia antes de fazer 3 meses. Altura: 58,5cm; Peso: 5,620Kg. Uhum... passou o marco do saco de arroz.
Tendo em vista sua agitação habitual - desde os 2 meses não completos Diogo é um bebê atento e que sabe o que quer. Se agita todo quando quer colo até alguém pegar, ou então chora. E chora muito alto. -, não me preocupei de vê-lo fazendo arte na cama de exames e brinquei: tá ligado no 220v. A chata da médica lançou: não fala isso... não pode falar coisas negativas sobre o bebê. Mas quem tava falando alguma coisa negativa ali? E emendou: na minha época, era malcriado, hoje as mães de bebês de 3 meses chegam aqui perguntando se não é hiperativo!
Calmalá! Eu não falei isso!!! Eu falei q o menino tava cheio de energia! Pudera, era o horário dele de ficar acordado mesmo!!! Mas para ela, eu estava botando uma carga negativa na criança.
oO
Aí, depois de examinar, virar pra cá e pra lá, veste. Aham... ele odeia vestir roupa. O-DE-IA. Passou quase o primeiro mês de vida só de fraldas, porque o calor era insuportável. Não tem Cristo que o faça deixar os braços moles na hora de vestir a roupa. E eu que, em casa, costumo vestir o que dá pela parte de baixo do corpo, no consultório tenho de fazer do jeito dela. E ele fica emputecido.
E aí vem a sabatina que eu detesto, e que me faz sair do consultório me achando uma #mãedemerda, uma imbecil que lê um monte de coisas à toa, e que não sabe nada de ser mãe.
Mandamentos da pediatra:
- não embalar o bebê para dormir;
- não usar carrinho, cadeirinha, bebê conforto, cama (nem pensar!!!);
- só usar o berço o tempo todo;
- dormir, a qualquer hora, só no berço;
- o bebê precisa aprender a dormir sozinho;
- só dar o peito a cada 3 horas: 6h, 9h, 12h, 15h, 18h, 21h e 24h. Às 3h ele não mama mesmo, então se acordar UM DIA, não pode dar;
- dar o banho matinal às 7h45, 8h sair para o banho de sol (oi? Sair? Precisa mesmo?);
- dar o banho vespertino às 17h45, depois do rolê às 16h;
(pausa para comentar os dois últimos: Diogo dorme às 8h da manhã, depois do banho; de tarde, 16h, mama e dorme. Vou sair com ele dormindo pra quê?)
- não pode brincar com o bebê porque estimula demais. Tem que deixar de barriga pra baixo no berço, com qualquer coisa colorida na frente dele, para ele exercitar os músculos cervicais;
- falar com o bebê SÓ na hora do banho e da troca de fralda/roupa;
- não pegar no colo e não deixar que ninguém pegue;
- amamentar em lugar ermo - no quarto, na poltrona, sem tv, sem música, sem nada que chame a atenção do pequeno.
Entre outras coisas, gente.
Aí eu pergunto: eu não tenho vida social, né? Eu não posso ir na casa da minha mãe, jantar fora, visitar amigos, comprar calcinha. Se eu fizer isso que ela quer, ele não dorme mais em lugar nenhum porque não tem o berço dele... e aí eu deixo ele chorar de sono ou vou embora logo pra casa.
Se eu não der banho SEMPRE no mesmo horário, e nos horários que ela quer, ele vai chorar e espernear. E olha... o banho da manhã eu procuro dar sempre às 8h, 8 e pouco. Mas o da noite, nunca vai ser antes das 18h. Ele dorme de tarde. Ah! Ela quer que ele fique acordado das 15h às 18h. Mas se ele tem q ficar no berço, como vai saber se é para dormir ou ficar acordado?
Aí vc me pergunta: tá fazendo o que com ela ainda?
E eu respondo: não achei nada melhor ainda!
Os médicos são cheios de enfiar antibiótico goela abaixo dos nossos pequenos, e eu não quero isso pro Diogo. E ela é homeopata. E dá o número do celular. E atende a qualquer hora.
Segunda temos consulta com outra médica. Se ela der o celular, babau para a Dra Doida aí (não vou falar o nome porque tem quem goste, né).
Junte a todos os problemas com um bebê pequeno o fato de Dioguito estar há 5 dias sem fazer o número dois. Ele só mama no peito, não tem porque ter prisão de ventre. A não ser o fato de ele estar passando pelo pico de crescimento, que é quando o organismo tira do leite TUDO o que pode, e diminui a quantidade de dejetos. Pobrema é que ele fica mais azedo ainda.
E antes que alguma chata de plantão venha falar que se é para reclamar era melhor não ter filho, vou logo mandando praquele lugar, tá?
Desabafos à parte, meu filho tá excelente.
- Cabelos crescendo cada dia mais;
- Adora tv, a parede do quarto (decorada pela mamãe e pelo papai - todo esforço valeu a pena), brinquedos coloridos e caretas da mamãe;
- Sorri com a boca, os olhos, o nariz... muda de expressão o tempo todo e imita os movimentos que faço com o rosto;
- Às vezes parece mais viciado na maledeta chupeta, mas logo em seguida a dispensa para poder "conversar";
- Está mais tranquilo no banho, ri para a estampa da banheira, para os shampoos na prateleira e para o azulejo branco (ou para qualquer outra coisa que veja por lá);
- Anda fazendo força (em vão) para levantar/sustentar o cabeção de 10 toneladas, mas quando seguramos seus punhos, faz força e se levanta - e fica de pé (por pouco tempo, porque eu já boto ele no colo e deito, tá mto cedo para isso).
Só ando torcendo para ele começar a segurar seus brinquedos, assim pode ter um pouco mais de independência e, quem sabe, ficará um pouco mais de tempo sem precisar que eu o acompanhe. Afinal, eu preciso comer, ir ao banheiro e tomar banho, além de cuidar da casa, né?
3 meses hoje. 3 meses com ele nos braços, 3 meses a menos com ele em casa. Oh, vida!
Beijocas, meninas
PS: Olhem as fotos!


3 comentários:

  1. Raquel querida! Eu me vi em voce lendo o seu post! hahahhaha! Meu filhao esta com 4 meses (quase 5) e teve as mesmas coisas do seu Diogo quando tinha tres meses. O tal do pico do crescimento, a falta do cocô, (ele tb so mama no peito), a crise com pediatra, (fui em outra tb, a agitação, os risos pra todas as coisas. Adorei demais! Fui lendo e rindo pq passei por tudo como vc. Daqui ha pouquinho ele ja vai tah segurando as coisinhas, eu tb fiquei muito ansiosa pra isso acontecer logo. O q o distrai muito é assistir a galinha pintadinha. Com 3 meses ja assistia e se encantava. O Diogo gosta de TV? É uma mao na roda..
    Nao se preocupe com o cocô, logo logo ele aparece e em forma de bomba de hiroshima! rsrsrs O Pietro demorou mas quando veio... Foi fralda, lençol, roupinha e parede! Tuudo sujo! =D
    Coiiisa marlinda o Diogo gente!
    Ate na agitação nossos babys sao parecidos!!

    Adorei!!
    Prazerzãoo!!

    Beijoo!

    ResponderExcluir
  2. Oiii..nossa,posso confessar uma coisa?/nunca tinha escutado falar em pico do crescimento, e lendo aqui vi que passamos por tudo isso...ele ficava bastante agitado, passava noites em claro,era uma coisa!! De tanto observar na epoca, cheguei a comentar com meu marido que achava que tinha a ver com o crescimento,as mudanças que ele e seu organismo estavam passando..mas nunca fui pesquisar a fundo..na epoca não tinha net nem mamães blogueiras para me ajudar..uma pena!! ;-(
    Acho que seu post foi bem util para ajudar outras mamaes que estão passando por isso!!!
    Espero que essa fase passe logo e ele fique mais calminho,beijos e uma otima semana!!!

    ResponderExcluir
  3. Adorei o seu blog!!!
    E o seu pequeno é lindo DEMAIS!!!

    Bjão

    ResponderExcluir