terça-feira, 26 de julho de 2011

Reclamação

Diogo nasceu, e como eu imaginava, a pediatra proibiu qualquer tipo de inseticida/repelente químico.

Mandou usar casca de laranja no difusor de pastilhas.

Fiquei com medo de esquecer e pegar fogo no troço, então procurei por repelentes eletrônicos em lojas online.

Achei a AMAR AMAR, que vende um monte de coisas para bebês, mamães e gestantes. E lá fui eu gastar mais de R$100 com 3 repelentes elétricos da Legon. A promessa do produto: espantar pernilongos, formigas e baratas.

Instalei conforme mandava o manual, e eis minha surpresa: além de NÃO ESPANTAR formigas e/ou pernilongos, ainda me apareceu, 2 semanas depois, uma barata ENORME na minha cozinha. Eu, sozinha com um bebê de poucos dias, corri com inseticida para espirrar na monstrenga, fechar porta, jogar inseticida debaixo da porta, fechar a porta do meu quarto, ligar ventilador pro cheiro não entrar e rezar por mais de 4 horas (até o marido chegar) para a barata não entrar no meu quarto.

Entrei no site da Legon e fiz a reclamação através de um sistema de cadastro e meses depois não obtive nenhuma resposta. Não tenho como provar esse contato, afinal o site da empresa não manda uma cópia da mensagem pro e-mail.

Meses depois, ao receber um e-mail com as promoções da AMAR AMAR, mencionei o fato. Camilla prontamente me respondeu, encaminhou minha reclamação ao Sr Marcos (da Legon), que entrou em contato telefônico comigo e, como esperado, me questionou sobre a instalação e eu contei até sobre a barata. Ele me pediu que escaneasse e mandasse por e-mail a Nota Fiscal, que ele providenciaria a devolução do dinheiro. Além de não fazer mais contato, não me devolveram um tostão furado.

Reclamei com a Camilla novamente, e ela me ligou pedindo desculpas. Contei a história da barata, e ela me falou que na casa dela o produto funciona normalmente. Aqui não funcionou na minha casa nem na da minha mãe.

Ainda assim, Camilla (da AMAR AMAR) me prometeu que entraria em contato com alguém que resolvesse o caso. Em seguida me ligou o Emerson, da Legon - segundo ele, sócio-proprietário da empresa - e afirmou que verificaria com o Marcos o que havia acontecido.

Mais de UMA SEMANA depois, nenhum contato deles, entrei em contato por e-mail com Camilla, que me mandou outro e-mail dizendo que foi informada pela Legon que o problema havia sido solucionado ONTEM. Como assim, se eu fiquei mais de uma semana sem nenhuma notícia?

Falei para ela que não havia sido resolvido nada, e ela entrou DE NOVO em contato com a empresa Legon. Em seguida recebi um e-mail do Emerson contendo o seguinte texto:

“Sra Raquel,
Perdoe a demora em lhe responder seu e-mail. Precisei me ausentar na empresa na quinta e sexta-feira passadas por motivo de força maior.
O procedimento padrão para o seu caso é realmente o encaminhamento da Nota fiscal.
Posteriormente também preciso que a senhora nos envie de volta os produtos alvos da reclamação para análise técnica dos mesmos.
Por favor, nos envie o seu número de conta para depósito, juntamente com o seu CPF para efetuarmos a devolução do seu dinheiro caso seja constatado ineficiência do equipamento.”

Quer dizer, além de tudo eu ainda tinha que pagar o Sedex? Reclamei e informei que abriria uma reclamação no Procon (e ainda falei que não era de interesse deles confirmar defeito em um produto DELES), e ele respondeu:

“Sra Raquel,
Pode enviar o produto por sedex a cobrar que a empresa paga o custo por aqui.
O procedimento de garantia apenas pede que antes de qualquer ação o produto deva ser inspecionado tecnicamente na fábrica, pois pode ser problema pontual nesse equipamento.
Em momento algum foi dito que o produto não tem defeito nenhum e nem que seu dinheiro não seria devolvido. Eu disse a senhora que iremos resolver o problema, contudo preciso de algumas ações por sua parte para posteriormente tomarmos as medidas por nossa parte.
Estamos empenhados em resolver o problema, pois prezamos pelo bom relacionamento com nossos clientes e também com os consumidores finais.”

Agora estou esperando o endereço para envio do tal Sedex a cobrar. Até lá, não compro NADA da AMAR AMAR, afinal, foi deles que comprei o produto. Não é culpa do site, muito menos da Camilla, que me foi extremamente atenciosa e se prontificou a me ajudar com o problema. Mas é uma forma de realizar uma pressão para a solução do caso.

Fica aqui o meu registro e meu alerta.

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PS: O Oswaldo, da AMAR AMAR, entrou em contato comigo hoje, 29/7, no começo da tarde. Ele me garantiu que, se a Legon não resolver meu problema, eles vão fazer a devolução do dinheiro. Eu não acho justo a empresa que vende arcar com os erros do fabricante, exceto em caso de defeito causado pelo transporte (excluindo Sedex) ou estocagem.

E ainda assim, que se não houver o cumprimento da parte da Legon, vão suspender a venda dos produtos deste fabricante.

PS2: Fica uma dica aos comerciantes eletrônicos. Digitalizar ou digitar (o segundo pode causar erros, então o melhor é digitalizar) os manuais dos produtos. Assim, se o cliente ler que poder haver margem de erros ANTES de comprar o produto, não restam brechas para reclamações. O que acontece, muitas vezes, é que você (como eu citei na conversa com o Oswaldo) compra um xarope para tosse e a tosse não passa. Se na bula mencionar que apenas 70% dos casos são solucionados, você pode estar entre os 30% que não têm solução. Ok? Só uma dicazinha mesmo!

PS final: Hoje, 2/8/2001, a Legon me devolveu o dinheiro da compra+frete+PAC da devolução dos produtos. Agradeço pela solução e pela atenção da AMAR AMAR nas pessoas de Oswaldo e Camilla.

2 comentários:

  1. Baita sacanagem, né?
    E o desgaste de ficar ligando, esperando, mandando email....e o pior de tudo: ficar de cara com aquele bicho horroroso. rs
    Eu tenho pavor de barata!!
    Boa sorte resolução do seu caso.
    bjs

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  2. Diquinha: Vai lá no site do Globo.com e entra no Atendimento ao Consumidor e copia tudo isso que vc escreveu aqui. Pode esperar que em pouco tempo eles estarão lambendo seus pés.
    Bjus!

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